O feijão é rico em nutrientes e companheiro quase que obrigatório do arroz no nosso dia a dia. Ou seja, faz parte do básico de nossa cozinha e saber fazê-lo é questão de honra para todos aqueles que cozinham mesmo que esporadicamente.
Ingredientes (6 porções)
- 1/2 kg de Feijão Carioca
- 2 colheres de sopa de óleo vegetal (prefiro o de Canola ou Girassol ao de Soja)
- 1 cabeça de Alho bem picada
- 1 folha de louro
- Água que baste
- Sal a gosto
- Escolha o feijão retirando os grãos quebrados e impurezas.
- Lave-o em água corrente.
- Coloque o feijão e o louro em uma panela de pressão e adicione água até passar uns 4 dedos do feijão.
- Tampe, leve ao fogo alto e, após a válvula começar a chiar, abaixe o fogo e deixe cozinhando por aproximadamente 35 minutos.
- Passado esse tempo retire a panela do fogo, a coloque embaixo de água corrente, retire a pressão com cuidado e abra a panela.
- Coloque o sal e, se necessário acrescente mais um pouco de água quente. Deixe completar o cozimento com a tampa aberta e fogo baixo.
- Numa panela à parte, faça o tempero colocando o óleo e o alho, refogando-o. Quando o alho estiver bem amarelo, quase começando a queimar, jogue a mistura sobre o feijão e mexa.
- Continue o cozimento por mais 10 minutos para tomar gosto e engrossar o caldo, ou até que o feijão esteja macio.
Importante dizer que:
- Existem marcas que o feijão realmente fica quebradiço, não engrossa o caldo e nem fica saboroso. Por isso é sempre importante escolher uma marca de boa qualidade e ir testando para achar o seu preferido.
- O tempo de cozimento varia de acordo com a marca e/ou panela.
- Há várias formas de cozinhar feijão. Alguns cozinham ele temperado desde o começo, outros cozinham em panela aberta. A forma apresentada é como costumeiramente o faço.
- Experimente adicionar ao cozimento, desde o começo, bacon, costelinha de porco defumada, paio, enfim, faça seus testes e descubra os sabores que te agradam.
Foto | Reprodução | http://www.congeladossaborevida.com.br/
Nenhum comentário
Postar um comentário